Pois é ... e não vem mesmo. Por isso que cada mulher precisa criar seu próprio jeito de ser mãe.
Olhando alguns perfis vejo centenas de mães perguntando a aquelas que elas supõem ter um saber “como você faz pra dar papinha? Como vc faz pra ele dormir a noite toda? Qual marca do produto x você usa?”. Como se fosse possível ter este saber pronto e aplicar sobre o próprio filho.
Não é que não se possa perguntar. Isso é algo do ser humano ... estamos sempre desesperados para que o outro nos diga o que fazer. Afinal, uma mãe pede ajuda a sua própria mãe, escuta o que o médico tem a dizer, busca informações. Mas estejam advertidas que ao final a escolha sobre o que fazer e o modo que irá ser feito é muito único.
Os filhos não vem com manual. É preciso criar, inventar e apostar na maternidade.
Minha mãe dizia que eu não vim com manual
Pois é ... e não vem mesmo. Por isso que cada mulher precisa criar seu próprio jeito de ser mãe.

Compartilhe
Vamos participar dos Grupos de Estudos?
A ideia é oferecer um espaço de troca e produção de saber para iniciantes na prática clínica psicanalítica.CONHEÇA OS GRUPOS DE ESTUDOS
VER GRUPOS DISPONÍVEISVeja mais
Eu não sei o que eles querem de mim
á escutei essa frase algumas vezes na clínica de “adolescentes” (porque alguns já tinham 20 anos ou mais) referindo-se ao não saber frente ao que os pais esperavam deles. Estavam falando sobre faculdade, emprego, etc.
Publicado em 10/06/2020
Sobre saber não saber
Quando pensamos em psicanálise uma das coisas que vem a cabeça é sobre o não saber. Aqui eu sempre associo com algumas coisas: sujeito suposto saber, sobre lidar com o não todo saber e principalmente que é preciso saber não saber.
Publicado em 22/10/2020