Artigos
Destaque
A loucura nossa de cada dia
Nessas páginas você vai encontrar através do estilo bem humorado e às vezes irônico do psicanalista Guilherme Facci, reflexões sobre as nossas grandes questões humanas e angústias a partir de sua escuta na clínica psicanalítica.
Últimas publicações
Lacan ainda: testemunho de uma análise
Neste livro, a escritora e psicanalista Betty Milan focaliza a forma revolucionária de Jacques Lacan trabalhar ―que subverteu a psicanálise, devolvendo a ela a virulência de seus primórdios ― e oferece um testemunho íntimo e raro da análise que fez com o Doutor, entre os anos de 1973 e 1978.
Publicado em 22/08/2021Meu ensino
Meu ensino agrupa três conferências - de cerca de uma hora cada - inéditas em livro, pronunciadas entre 1967 e início de 1968, logo após o sucesso inesperado dos Escritos.
Publicado em 11/08/2021Sobre a montagem perversa
Em 1963, Hannah Arendt publicou a obra Eichmann em Jerusalém: um relato sobre a banalidade do mal. O que ela pretendia que fosse uma mera exposição do julgamento do nazista Adolf K. Eichmann em Jerusalém, converteu-se em uma imensa controvérsia política e moral, a qual acabou por definir a produção filosófica da autora até sua morte, em 1975.
Publicado em 26/07/2021O desenlace de uma análise
Como termina uma análise? Quase um século depois das primeiras descobertas de Freud, a incerteza teórica ainda paira sobre esta questão.
Publicado em 12/07/2021O grafo do desejo
Este livro reúne as aulas proferidas no curso de pós-graduação “O grafo do desejo e a clínica psicanalítica”, realizado no ano de 1993 na Faculdade de Psicologia da Universidade de Buenos Aires (UBA), no “Programa de atualização em psicanálise lacaniana”, sob direção da Dra. Diana Silvia Rabinovich.
Publicado em 27/06/2021Eu queria ter a sua motivação
Não é possível querer isto que é do outro. Cada um destes sentimentos é fruto de coisas muito específicas, de um caminho muito particular, de dores e alegrias que somente aquela pessoa vivenciou.
Publicado em 23/06/2021Sobre um caminho mais gentil
Hoje, durante minha análise, ressurgiu um assunto do qual eu me queixava há alguns anos e que havia desaparecido. Antigamente eu reclamava daquilo que considerava falta de ética ou de profissionalismo de outros profissionais e que por conta disso eles “manchavam” o oficio.
Publicado em 20/06/2021Sobre o preço e o valor de uma análise
Uma sessão pode custar R$10 ou R$500. O primeiro preço pode ser muito para o Sr João e o segundo estar dentro do orçamento para o EIke Batista.
Publicado em 01/03/2021O dia em que Lacan me adotou
Este texto é o relato, quase o romance de uma experiência que transformou radicalmente a vida de seu autor. Em 1969, sendo então engenheiro agrônomo, Gérald Haddad encontra Jacques Lacan e começa com ele uma psicanálise. Essa aventura vai durar onze anos ao longo dos quais se terá operado uma metamorfose. Pela primeira vez, desde Freud, um psicanalista arrisca contar sua própria análise. Ele nos dá aqui um testemunho único sobre a prática tão controvertida de Lacan, ao qual no entanto o autor presta homenagem.
Publicado em 22/02/2021Sobre a análise estar funcionando
Eu não cheguei a minha análise com um check list de coisas que queria alcançar ou me livrar. Até mesmo isso foi algo que ao longo dos anos sofreu mudanças. Eu já havia passado por alguns processos terapêuticos na adolescência, mas quando cheguei na minha analista em SP, eu estava com dificuldades em um relacionamento e com as mudanças para SP.
Publicado em 16/02/2021O infamiliar
Nenhum texto de Freud foi traduzido de maneiras tão diferentes. Em português, “Das Unheimliche” já foi traduzido como “O estranho” e, mais recentemente, como “O inquietante”; já em outras línguas, como equivalentes a “A inquietante estranheza”, “O inquietante familiar”, “O sinistro”, “O ominoso”, “O perturbador” etc.
Publicado em 15/02/2021Sobre a banalidade do mal
A banalidade do mal tem a ver com a paixão pela instrumentalidade. O mal se torna banal quando as condições de pensamento se esvaziam e as pessoas deixam de se comprometer com sua capacidade de julgamento, e o sujeito pode perder “alegremente” no meio da massa o seu compromisso ético. O sentimento de pertencimento ao coletivo é o sentimento de não ter que se responsabilizar pelo próprios atos, e surge então a paixão de se dissolver completamente.
Publicado em 09/02/2021Psicopatologia lacaniana
Este primeiro volume de Psicopatologia lacaniana, dedicado à semiologia, nasceu da constatação de que a literatura clínica disponível em língua portuguesa assume uma perspectiva predominantemente descritivista na abordagem dos fenômenos mentais.
Publicado em 08/02/2021Psicanalistas: o que são? Do que vivem? Como se alimentam?
Parece existir todo um folclore em torno da figura da analista. Me imagino em um safári ... “A sua esquerda vocês podem observar o analista, um animal um tanto quanto raro, não sorri, não fala, emite poucos ruídos. Normalmente encontra-se sentado em sua poltrona de couro com suas vestimentas discretas. Seu habitat não revela nada de sua identidade.” E aí? Reconheceram?
Publicado em 03/02/2021As pulsões e seus destinos
Integrante da coleção Obras Incompletas de Sigmund Freud, este livro é um clássico. Quando Freud redigiu e publicou As pulsões e seus destinos, não era possível prever que esse breve ensaio se tornaria um clássico.
Publicado em 02/02/2021É preciso agarrar o touro pelos chifres
Cheguei ressentida na análise. Algo sobre o qual já havia falado muitas vezes, e aparentemente compreendido, acontecera novamente. E novamente me incomodava. A analista questiona então o porque da chateação. Se eu estou afirmando que já havia falado sobre aquilo e compreendido os motivos da pessoa, porque voltava a me magoar. Não sei respondi. É comum esbarrar nesses “não sei”.
Publicado em 27/01/2021Introdução a Jacques Lacan
Escrito para aqueles que procuram se introduzir à experiência intelectual de Lacan, este livro de Vladimir Safatle volta às livrarias em versão ampliada e atualizada. Jacques Lacan foi responsável pela consolidação de uma prática clínica inovadora que compreendia o sofrimento psíquico como déficits de reconhecimento, que via no saber-fazer com seu desejo uma experiência singular e de forte potencial transformador.
Publicado em 25/01/2021Sobre a frase "ahh vai fazer análise"
Eu não entendo esse argumento para por fim a uma discussão onde duas pessoas não chegam a um ponto em comum.
Publicado em 22/01/2021Sobre as promessas para o ano novo
Por que nos apegamos a resoluções de ano novo? Qual a diferença entre estabelecer uma meta no dia 01 ou no dia 12? Todo início de ano novo prometemos as mais diversas tarefas: melhorar alimentação, estudar mais, fazer exercício, ser mais isso ou aquilo.
Publicado em 04/01/2021Sobre a geração que deveria amar o trabalho
Eu faço parte da geração que ao entrar no faculdade ou no mercado de trabalho ouviu a frase “você precisa amar o que faz”. Por anos isso me tomou e me deixou frustrada.
Publicado em 03/01/2021Sobre a análise com melhor custo-benefício
Normalmente o ser humano busca sempre o melhor dos mundos, ou ainda quer algo sem ter que perder nada. Por exemplo, ele quer comprar um produto que custa além do que pode pagar e chora por um desconto. Quer um relacionamento incrível sem ter que fazer grande esforço ou abrir mão de algo.
Publicado em 26/12/2020A (de)formação do Psicanalista: as condições do ato
ste livro organiza textos apresentados nos últimos 15 anos e testemunha o engajamento assíduo da autora na transmissão da psicanálise e na sustentação da questão polêmica da formação do psicanalista.
Publicado em 17/12/2020Real Simbólico e Imaginário: no ensino de Lacan
O interesse de Lacan em teorizar o papel dos registros do Real, do Simbólico e do Imaginário na constituição do sujeito data de muito cedo no seu ensino. Ao longo dos anos, esses conceitos foram objeto de sucessivas elaborações teóricas até sua derradeira formalização, com o recurso do nó borromeano.
Publicado em 10/12/2020Sobre a pressa nas entrevistas preliminares
Esses dias estava assistindo uma live com duas pessoas que gosto muito e eles falavam sobre a pressa dos analistas que estavam começando, e que muitas vezes pareciam não dar importância as entrevistas preliminares.
Publicado em 05/12/2020Genero e sexualidade na infância e adolescência - Reflexões Psicanalíticas
Raros são os estudos e os estudiosos que se lançam a explorar as problemáticas do gênero, sexualidade e psicanálise com as questões da infância e adolescência. Como pensar a diversidade sexual num tempo em que o que está em jogo é a diferença?
Publicado em 03/12/2020Sobre suportar escutar o sofrimento
“Como você aguenta escutar histórias tristes o dia todo?” Talvez porque essa não seja a forma como eu escuto as histórias. Não estou dizendo que não sejam histórias que comovem, mas com o passar dos anos na clínica não me parece que seja isso que está em jogo (e já peço desculpas, pois acho que será difícil me explicar).
Publicado em 01/12/2020Como alguém se torna psicanalista?
A correspondência entre uma jovem – cujo saber ainda não sabido se volta para questões decisivas a respeito de como alguém se torna psicanalista – e seu interlocutor, formado no contexto da clínica e do ensino de Jacques Lacan – e de que o nome atesta, por homofonia, o insabido nos equívocos da fala -, é o palco onde se desenrola este convite de Jacques Nassif às sutilezas de uma leitura que se enriquece, sobretudo, da compreensão do que se esboça nas entrelinhas e não do que se consegue decifrar no escrito.
Publicado em 20/11/2020Sobre se observar enquanto fala/escuta
Muitas vezes alguém diz que o analisando x ou y tem dificuldade para falar, e rapidamente a gente refaz essa frase dizendo que na verdade a dificuldade é de se escutar.
Publicado em 17/11/2020O sujeito lacaniano: entre a linguagem e o gozo
Insurgindo-se contra a rigidez dos pensamentos pós-estruturalistas, que anunciam a "morte do sujeito", o autor explora o significado do "tornar-se sujeito", desvelando noções centrais como: o Outro, objeto a, inconsciente estruturado como linguagem, alienação e separação, metáfora paterna e diferença sexual.
Publicado em 05/11/2020Precisamos nos curar do desejo de curar
Estava em um grupo de supervisão estes dias em que falávamos justamente sobre isso. Quando começamos na clínica queremos “mostrar trabalho”. Mas o que isso significa pra cada um de nós? Quer que a pessoa saia aliviada da sessão? Quer que cada sessão seja um show a parte? Quer que a pessoa estabeleça mudanças na vida e livre-se daquilo que reclama?
Publicado em 02/11/2020Quartier Lacan
O psicanalista não é especialmente um detentor da verdade: nem seu cavaleiro, no sentido em que Kierkegaard desenhava a figura de uma cavaleiro da fé. Quantos sós, ou aninhando-se com alguns outros, detêm a verdade.
Publicado em 29/10/2020Sobre a experiência do espelho
Trecho retirado do livro Real, Simbólico e Imaginário do Marcus do Rio Teixeira: “Laznik lembra que não se trata de uma simples experiência da criança diante do espelho. “De fato, o espelho seria o olhar da mãe, não apenas a experiência do espelho [...]”. E não poderia ser de outra forma, caso contrário, o Estádio do Espelho não se daria em crianças cegas de nascença.
Publicado em 28/10/2020O Umbigo do Sonho..... e o Nosso
A transmissão escrita beneficia-se da clareza, um dos marcos do estilo de Dulce - limpo e claro que também se define por seu jeito de crônica, porque são artigos enxutos, onde a autora vale-se de acontecimentos cotidianos para introduzir a teoria de modo rigoroso e vivo, de um rigor que, como ela brinca, não seja rigor mortis. Utiliza também, na receita de sua escrita, se uma houvesse, pitadas de humor que quebram o ritmo fazendo rir o leitor mesmo se o assunto é sério, driblando uma possível resistência.
Publicado em 25/10/2020Sobre saber não saber
Quando pensamos em psicanálise uma das coisas que vem a cabeça é sobre o não saber. Aqui eu sempre associo com algumas coisas: sujeito suposto saber, sobre lidar com o não todo saber e principalmente que é preciso saber não saber.
Publicado em 22/10/2020Para que serve a psicanálise?
E se a gente pensar que uma das possíveis respostas seja “para que se aprenda a escutar”. Porque é isso … nos enganamos. Acreditamos que estamos nos escutando, mas no fundo somos surdos, alienados ao nosso próprio discurso.
Publicado em 20/10/2020Lacan e a Formação do Psicanalista
Quando alguém fala a um psicanalista confessa ou confia o seu sofrimento? Este, ao escutar aquele que lhe dirige a palavra, deve lembrar ou esquecer do que aprendeu em sua própria análise? A capacidade de redescobrir a própria fala se mantém ou se perde ao longo da vida?
Publicado em 18/10/2020Agora que eu perdi, parece que quero mais
Escutei essa frase estes dias na clínica, e sem dúvida já escutei muitas vezes em diferentes versões.
Publicado em 14/10/2020O prazer de ler Freud
Livro-chave que permite o acesso do estudante à obra de Freud assim como oferece novos subsídios ao profissional experiente. Divide-se em três partes: exposição clara e rigorosa das principais noções freudianas, seleção de trechos da obra de Freud e cronologia dos acontecimentos decisivos em sua vida.
Publicado em 13/10/2020Você é psicóloga? Aposto que analisa todas as conversas
Que atire a primeira pedra o profissional que nunca ouviu essa frase ou variações dela. “Você analisa tudo o que eu falo? Ahh você entende né, é psicóloga. Etc, etc etc.” Acho até compreensível as pessoas falarem isso, porém é um grande equívoco. Além do fato de propagar esteriótipos sobre os psis: somos calmos, pacientes, queremos sempre ajudar, bondosos, etc.
Publicado em 11/10/2020O mal-estar na cultura e outros escritos
“O mal-estar na cultura” não é apenas o ensaio mais célebre de Freud, mas uma das obras seminais do século XX. Sem a categoria de “mal-estar” não é possível pensar os destinos do sujeito na atualidade. Por que sentimos que a felicidade é incompatível com as exigências da vida social?
Publicado em 05/10/2020Sobre o nosso ofício
Tenho pensado muito sobre a psicanálise, talvez esteja tentando me curar dela. Quanto mais análise pessoal, supervisões e estudos, mais eu me apaixono, e ao mesmo tempo entendo que é um ofício (não a única verdade, nem a solução, e muito menos uma religião).
Publicado em 03/10/2020Seu paciente favorito: 17 historias extraordinárias de psicanalistas
Um argumento simples resulta um livro extraordinário. Qual caso clínico teve impacto transformador no seu entendimento ou na sua prática da psicanálise? Posta a questão para dezessete psicanalistas de prestígio na França, a jornalista Violaine de Montclos descortina em histórias curtas e densas, o alcance, a coerência e a intensidade das relações psicanalista-paciente e a atualidade do saber psicanalítico.
Publicado em 28/09/2020A Ordem Sexual. Perversão, Desejo e Gozo
A sexualidade humana é precisamente o ponto nuclear em torno do qual orbita a descoberta freudiana desde seus primórdios. o autor retoma os principais elementos que constituem a chamada ordem sexual e instauram dois campos diversos, o masculino e o feminino.
Publicado em 21/09/2020Sobre se conhecer na análise
A gente sabe demais sobre tudo, tem certeza demais sobre tudo. Se por um lado alguns afirmam que análise é para “se conhecer melhor”, eu sinto que com o passar dos anos a análise me possibilitou o desconhecimento.
Publicado em 17/09/2020Desejo Do Psicanalista
O objetivo deste livro é situar o conceito "desejo do psicanalista" no âmbito que acreditamos ser central para o próprio exercício da psicanálise: o âmbito do debate sobre a determinação e a liberdade.
Publicado em 13/09/2020Minha mãe dizia que eu não vim com manual
Pois é ... e não vem mesmo. Por isso que cada mulher precisa criar seu próprio jeito de ser mãe.
Publicado em 11/09/2020Psicanalista, o que é isso?
Os trabalhos aqui publicados abordam as articulações entre escrita e psicanálise por vários caminhos. Desde sua interface mais evidente com a literatura, seus diálogos com autores, obras e estilos, passando pela relação direta com a linguagem, sua estrutura e formações do inconsciente, pela escrita no corpo enquanto pulsão e mesmo as tramitações pelo sintoma e pela imigração.
Publicado em 07/09/2020Sobre o setembro amarelo
Eu gosto muito do ditado que diz “de boas intenções o inferno está cheio”. O que eu entendo dele é que aquele que pratica um ato x ou y realmente achou que seria bacana, entretanto fica o questionamento sobre o que é bom para cada um.
Publicado em 01/09/2020Sobre o dia do psicólogo
Não sou boa com homenagens. Principalmente aquelas que carregam um imperativo: hoje é dia de fulano, hoje é o dia x, escreva sobre isso! Eu travo ... nada sai. Também sou melhor em dar presentes fora da época de comemorações. Mas enfim ... vamos falar sobre este dia 27 de agosto.
Publicado em 27/08/2020Sobre as regras que a gente cria
Esses dias eu vi um post por aqui que me fez pensar algumas coisas. Estavam tirando sarro da geração dos anos 90 que nunca usou os adesivos que vinham no caderno. Admito que era dessa turma: ficava aguardando o momento certo, a página especial ... no fim nunca chegou e por esses dias vi cadernos antigos com adesivos intactos.
Publicado em 23/08/2020Édipo ao pé da letra: Fragmentos de tragédia e psicanálise
Uma releitura original da tragédia de Sófocles. Esse livro enfatiza sobretudo a maldição que o herói herda dos pais, salientando mais sua posição de objeto que a de sujeito: um Édipo visto pelo avesso, pelo que veio antes dele e pelo que o esperava.
Publicado em 21/08/2020Sobre a teoria do caiaque
Vocês já andaram de caiaque? Você mergulha um lado do remo na água e puxa o remo na direção da popa. Enquanto um lado do remo sai da água, o outro deve entrar, e assim sucessivamente. Se você só colocar o mesmo lado na água, vai ficar remando em círculos.
Publicado em 16/08/2020O inferno do dever
Descobrindo os labirintos do que chama de "neurose de coerção", fascinado pela complexidade dos processos de pensamento que ela põe em jogo, Freud rende homenagem à inteligência de seus dois pacientes, aos quais a psicanálise deve tanto, o Homem dos ratos e o Homem dos lobos.
Publicado em 13/08/2020Sobre o nosso aprendizado
Por esses dias estava lendo um texto para um grupo de estudo que participo. Estamos discutindo a constituição psíquica e o texto era sobre real, simbólico e imaginário. Esse material é resultado de um seminário que aconteceu em minha cidade há mais de um ano e do qual eu participei. Foram quatro dias de muito aprendizado, mas também recordo que conforme o palestrante avançava, para mim, ficava difícil acompanhar.
Publicado em 12/08/2020A descoberta do inconsciente: do desejo ao sintoma
O verdadeiro capital para o sujeito, a expressão de sua singularidade e de seus nadas, é visitado por Antonio Quinet, que introduz o leitor na hipótese do inconsciente através da explicitação dos conceitos e matemas da psicanálise, fundamentados com diversos exemplos extraídos de sua própria clínica.
Publicado em 11/08/2020Post a um jovem terapeuta
Fazendo aqui uma brincadeira com o livro do Contardo Calligaris, eu queria conversar com vocês sobre o inicio da formação, inicio da clínica e inicio da vida profissional.
Publicado em 10/08/2020Édipo: O complexo do qual nenhuma criança escapa
Publicado em 08/08/2020O desejo na análise
Engraçado né … fala-se tanto em desejo, mas ao olhar para a prática parece que ao menos no inicio, é muito mais o nosso desejo (enquanto analistas) que está em jogo.
Publicado em 04/08/2020Semiótica psicanalítica: clínica da cultura
A interlocução da Semiótica com a Psicanálise abre uma perspectiva de captação dos signos para além da percepção consciente, visando suas motivações inconscientes, quando o novo e inesperado aparece para iluminar o real. Na condição mortal e sexuada do ser humano, nos confins do narcisismo, o falante perde e almeja a capacidade de saber sobre si, determinado pelo Outro, guardião do código e representante da cultura. Estes artigos aquilatam o capital intelectual daqueles que têm sido fiéis a uma indagação em progresso, sem promessas de acabamento.
Publicado em 29/07/2020A psicanálise é sobre o passado?
Muita gente deve achar que a psicanálise (lacaniana) está muito focada na infância, nos acontecimentos do passado, etc. Deve-se isso ao fato de ser comum existirem perguntas sobre esse período da vida. Como era na infância? Isso acontece desde a infância? Como eram seus pais? E por aí vai. Então a psicanálise aponta para o passado?
Publicado em 27/07/2020Sobre já ter um diagnóstico
“Sou borderline.” Como você lida com TDAH na clínica? Tenho depressão.” É muito comum chegarem perguntas aqui sobre isso, ou receber na primeira sessão candidatos a análise descrevendo o que são ou o que tem. E aí, como a psicanálise encara tudo isso?
Publicado em 22/07/2020A vida com Lacan
Vencedor do Prêmio Literário André Gide de 2016 Nessas páginas de memórias, Catherine Millot relembra com doçura, firmeza, sinceridade e humor os anos de convivência e relacionamento pessoal com Lacan, de 1972 até sua morte, em 1981 - dando ao leitor acesso a um prisma peculiar do mestre francês da psicanálise.
Publicado em 21/07/2020Você não faz terapia? Parece que está pior ...
“Nossa, mas você não está fazendo terapia? Parece que agora está pior.” Já ouviram essa frase de familiares e amigos? Talvez ela soe como um clichê, mas quero usá-la para exemplificar meu ponto.
Publicado em 20/07/2020O que é Psicanálise
Este pequeno e precioso guia da Psicanálise introduz o leitor no mundo da interpretação das emoções, da sexualidade, dos sonhos, dos sintomas, enfim, do sentido da vida humana, pela mão da Teoria dos Campos, criada por Fabio Herrmann.
Publicado em 19/07/2020Neurose, psicose, perversão
Este livro reúne em um único volume textos espalhados ao longo de mais de trinta anos de pesquisa clínica, que lançaram os fundamentos das estruturas clínicas freudianas: neurose, psicose e perversão.
Publicado em 14/07/2020Sobre o tal equilíbrio emocional
Por inúmeras vezes buscamos o tal do equilíbrio anestésico, onde não queremos sentir nada, não nos permitimos sentir nada. Mas será que é um problema mesmo?
Publicado em 09/07/2020As 4+1 condições da análise
O livro contempla as muitas implicações de cada um desses componentes, desde detalhes em torno do tempo e espaço do consultório até o próprio sentido ético da psicanálise.
Publicado em 08/07/2020Sobre ter uma clínica própria
Você se formou em psicologia ou está na formação em psicanálise e decidiu começar a clinicar. E agora?
Publicado em 07/07/2020Formação do analista - Estudo teórico
O terceiro pilar para a formação do analista talvez pareça “ok, vou ler as obras de Freud e Lacan e pronto.” Mas vamos reconhecer que estudar psicanálise não é tarefa fácil.
Publicado em 05/07/2020Formação do analista - Supervisão
A supervisão é um pilar importante para a formação do psicanalista, junto à análise pessoal e aos estudos teóricos.
Publicado em 04/07/2020Freud: uma vida para o nosso tempo
Este livro é uma viagem pelo mundo de Sigmund Freud: a família, as relações, a cidade onde viveu, a formação, as dificuldades profissionais, inovações teóricas, os casos clínicos, a vida extraordinariamente produtiva e o contexto social e histórico em que ela foi vivida.
Publicado em 03/07/2020Formação do analista - Análise pessoal
É no final da análise que se produz um analista, na medida em que pode emergir o desejo de analista, que é o vetor de toda análise.
Publicado em 02/07/2020Cartas a um jovem terapeuta: Reflexões para psicoterapeutas, aspirantes e curiosos
Através de cartas imaginárias enviadas a dois terapeutas iniciantes - um jovem e uma jovem -, o psicanalista Contardo Calligaris divide com o leitor todo seu conhecimento e experiência em psicologia.
Publicado em 01/07/2020Para quem só sabe usar martelo, todo problema é um prego
Se vocês não forem até o fim com a análise de vocês, irão permanecer como um martelo ... e aí tudo será prego.
Publicado em 30/06/2020O que Lacan dizia das mulheres
Com um olhar penetrante, Colette Soler mistura teoria com especialidade clínica. Ela explica de forma sedutora o que Lacan pensou sobre a controversa questão de diferença sexual.
Publicado em 29/06/2020Por qual livro começo a estudar?
“Por qual livro devo começar a estudar? Qual a ordem dos textos para estudo?”.
Publicado em 28/06/2020Freud e o inconsciente
Em Freud e o inconsciente, o autor mostra inicialmente a articulação de certos fatores dos séculos XVIII e XIX que constituíram a precondição para o surgimento da psicanálise.
Publicado em 26/06/2020Sobre os erros
Os erros também nos ensinam lições importantes, e saber lidar com a frustração temporária que ele traz faz parte do jogo!
Publicado em 24/06/2020Sobre os influenciadores
Por que será que influenciadores fazem tanto sucesso? Além da questão de que elegemos essas pessoas como alguém que sabe muito sobre algo, e portanto posso aprender, eu gosto de pensar que eles encarnam o grande Outro.
Publicado em 22/06/2020Sobre manter o desejo
Muitas vezes recebo mensagens com perguntas do tipo “Queria tanto, mas perdi o interesse; Só porque não posso, agora eu quero; Queria tal coisa mas sou preguiçoso; etc”. Bom, todos nós passamos por isso.
Publicado em 20/06/2020Vou começar a atender. E agora?
Ontem, uma pessoa que eu sigo aqui no Instagram, escreveu um post falando sobre o início da clínica. Essa pessoa vai começar a atender e pediu que as pessoas compartilhassem suas experiências sobre este começo. Eu achei muito bacana e resolvi trazer para cá o que eu compartilhei com ele!
Publicado em 18/06/2020Introdução clínica à psicanálise lacaniana
A teoria e a obra de Jacques Lacan - o mais profundo pensador psicanalítico desde Freud e com enorme influência em diversos campos - muitas vezes parece opaca justo para aqueles a quem ele mais visava alcançar. É a esses leitores que Bruce Fink se dirige, com seu relato claro e prático da original abordagem de Lacan à análise.
Publicado em 16/06/2020Quem é o fake
Quem são os fakes da internet? Por que se escondem?
Publicado em 15/06/2020Por causa do pior
"(...) tratar do pior não só é fiel à ética da psicanálise, como esse ‘atrevimento’ é mais do que bem-vindo na medida em que convoca o analista a ler o político e não permite confundir o silêncio do analista com a sua omissão em relação aos acontecimentos do mundo."
Publicado em 14/06/2020Diálogos Sobre a Clínica Psicanalítica
Conversando com um jovem colega sobre transferência, escuta analítica, pensamento clínico, trauma e simbolização, soimento neurótico e soimento narcísico, Marion Minerbo oferece uma visão ao mesmo tempo acessível e profunda sobre noções que, desde Freud, vêm ocupando analistas e pacientes em busca de transformações de sua miséria neurótica, como diria nosso fundador.
Publicado em 12/06/2020Sujeito suposto saber
Fala-se muito do analista como sujeito SUPOSTO saber e da importância do analisando fazer esta transferência com o analista. Neste post eu queria voltar duas casas nesse conceito, pra dessa forma tentar deixar mais claro.
Publicado em 11/06/2020Eu não sei o que eles querem de mim
á escutei essa frase algumas vezes na clínica de “adolescentes” (porque alguns já tinham 20 anos ou mais) referindo-se ao não saber frente ao que os pais esperavam deles. Estavam falando sobre faculdade, emprego, etc.
Publicado em 10/06/2020Os quatro tempos de uma análise
Estava conversando com uma pessoa sobre a passagem de analisando para analista e acho que vale trazer aqui os quatro tempos de uma análise!
Publicado em 09/06/2020Ele disse que queria mudanças, mas desistiu da terapia
Alguns psicólogos acreditam que não exista terapia no mundo que funcione se o paciente não tiver um real desejo de mudança. Bom, para a psicanálise o buraco é bem mais embaixo.
Publicado em 07/06/2020A psicanálise é a única solução?
Por alguns anos fui seguidora fiel e levantei a bandeira de que a psicanálise, acima de tudo, seria A solução. Pelo meu próprio bem e da minha clínica parei com isso.
Publicado em 03/06/2020A mulher não existe
A mulher não existe. Frase famosa de Lacan que sempre gera polêmica. Mas acredito que isso aconteça porque dizer ela assim, solta, não aponta ao que ele estava se referindo.
Publicado em 01/06/2020Sobre a cultura do cancelamento
É incrível como a gente não está conseguindo lidar com o diferente. Parece meio contraditório pensar que o mundo está caminhando, o tempo passando e o ser humano está cada vez mais intolerante.
Publicado em 30/05/2020Foi sem querer querendo
“Foi sem querer querendo”, “falei de brincadeira” ou ainda “é mentirinha”, pode ser a maneira de uma verdade ser anunciada. Freud já dizia em “Os chistes e sua relação com o inconsciente” que brincando pode se dizer tudo, até a verdade.
Publicado em 26/05/2020Quanto tempo vai durar minha análise?
Para esta pergunta Freud dizia “caminhe”. O trajeto só se faz quando caminhamos. Você anda rápido? Devagar? Passos curtos ou longos?
Publicado em 24/05/2020Mais populares
Vamos participar dos Grupos de Estudos?
A ideia é oferecer um espaço de troca e produção de saber para iniciantes na prática clínica psicanalítica.CONHEÇA OS GRUPOS DE ESTUDOS
VER GRUPOS DISPONÍVEIS