Livros

As pulsões e seus destinos

Integrante da coleção Obras Incompletas de Sigmund Freud, este livro é um clássico. Quando Freud redigiu e publicou As pulsões e seus destinos, não era possível prever que esse breve ensaio se tornaria um clássico.

Tayara B. Tomio Publicado em 02/02/2021

Integrante da coleção Obras Incompletas de Sigmund Freud, este livro é um clássico. Quando Freud redigiu e publicou As pulsões e seus destinos, não era possível prever que esse breve ensaio se tornaria um clássico. Não é exagero dizer que a teoria das pulsões, bem como a teoria do inconsciente, está para a Psicanálise assim como a anatomia e a fisiologia estão para a Medicina. No texto que o leitor tem em mãos, Freud apresenta o conceito de pulsão, que está na base dos processos que determinam os modos como nós amamos, desejamos, sofremos. Nele assistimos a um esforço obstinado de sistematização deste “conceito-fundamental”. Tão ou mais fundamental do que o próprio inconsciente, a pulsão é um “conceito-fronteiriço”, situado entre o corpo e o aparelho psíquico. Contudo, assim como os destinos das pulsões são múltiplos e envolvem complexos processos de transformação, também os destinos do próprio conceito de pulsão não foram menos dramáticos. É amplamente conhecida a celeuma em torno da tradução de Trieb por instinto. Todos nós nos acostumamos a esse estranho exercício de leitura que exige do leitor a substituição mental de “instinto” por “pulsão”. Como se uma escolha terminológica fosse anódina ou indiferente.

Vamos participar dos Grupos de Estudos?
A ideia é oferecer um espaço de troca e produção de saber para iniciantes na prática clínica psicanalítica.

CONHEÇA OS GRUPOS DE ESTUDOS

VER GRUPOS DISPONÍVEIS
Veja mais

O grafo do desejo

Este livro reúne as aulas proferidas no curso de pós-graduação “O grafo do desejo e a clínica psicanalítica”, realizado no ano de 1993 na Faculdade de Psicologia da Universidade de Buenos Aires (UBA), no “Programa de atualização em psicanálise lacaniana”, sob direção da Dra. Diana Silvia Rabinovich.

Publicado em 27/06/2021

A loucura nossa de cada dia

Nessas páginas você vai encontrar através do estilo bem humorado e às vezes irônico do psicanalista Guilherme Facci, reflexões sobre as nossas grandes questões humanas e angústias a partir de sua escuta na clínica psicanalítica.

Publicado em 20/09/2021