Tomando por base os questionamentos de Lacan sobre a situação do começo da análise, estudada por Freud em O início do tratamento, o autor revê os fundamentos práticos e teóricos dos primeiros passos do processo: as entrevistas preliminares, o uso do divã, o tempo e o dinheiro, a que acrescenta o ato analítico, isto é, a ação de transferência. O livro contempla as muitas implicações de cada um desses componentes, desde detalhes em torno do tempo e espaço do consultório até o próprio sentido ético da psicanálise.
As 4+1 condições da análise
O livro contempla as muitas implicações de cada um desses componentes, desde detalhes em torno do tempo e espaço do consultório até o próprio sentido ético da psicanálise.
Tayara B. Tomio
Publicado em 08/07/2020

Vamos participar dos Grupos de Estudos?
A ideia é oferecer um espaço de troca e produção de saber para iniciantes na prática clínica psicanalítica.CONHEÇA OS GRUPOS DE ESTUDOS
VER GRUPOS DISPONÍVEISVeja mais
O mal-estar na cultura e outros escritos
“O mal-estar na cultura” não é apenas o ensaio mais célebre de Freud, mas uma das obras seminais do século XX. Sem a categoria de “mal-estar” não é possível pensar os destinos do sujeito na atualidade. Por que sentimos que a felicidade é incompatível com as exigências da vida social?
O grafo do desejo
Este livro reúne as aulas proferidas no curso de pós-graduação “O grafo do desejo e a clínica psicanalítica”, realizado no ano de 1993 na Faculdade de Psicologia da Universidade de Buenos Aires (UBA), no “Programa de atualização em psicanálise lacaniana”, sob direção da Dra. Diana Silvia Rabinovich.