Livros

Desejo Do Psicanalista

O objetivo deste livro é situar o conceito "desejo do psicanalista" no âmbito que acreditamos ser central para o próprio exercício da psicanálise: o âmbito do debate sobre a determinação e a liberdade.

Tayara B. Tomio Publicado em 13/09/2020

O objetivo deste livro é situar o conceito "desejo do psicanalista" no âmbito que acreditamos ser central para o próprio exercício da psicanálise: o âmbito do debate sobre a determinação e a liberdade. A meu ver, se a psicanálise não abre para cada sujeito falante a possibilidade desse "pouco de liberdade", como Lacan a denomina, seu exercício se torna uma mera fraude.

Estabelecer as coordenadas desse debate implica levar em conta o caráter central, subversivo inclusive, no ensino de Lacan, do desejo como desejo do Outro.

Vamos participar dos Grupos de Estudos?
A ideia é oferecer um espaço de troca e produção de saber para iniciantes na prática clínica psicanalítica.

CONHEÇA OS GRUPOS DE ESTUDOS

VER GRUPOS DISPONÍVEIS
Veja mais

O infamiliar

Nenhum texto de Freud foi traduzido de maneiras tão diferentes. Em português, “Das Unheimliche” já foi traduzido como “O estranho” e, mais recentemente, como “O inquietante”; já em outras línguas, como equivalentes a “A inquietante estranheza”, “O inquietante familiar”, “O sinistro”, “O ominoso”, “O perturbador” etc.

Publicado em 15/02/2021

As pulsões e seus destinos

Integrante da coleção Obras Incompletas de Sigmund Freud, este livro é um clássico. Quando Freud redigiu e publicou As pulsões e seus destinos, não era possível prever que esse breve ensaio se tornaria um clássico.

Publicado em 02/02/2021