Livros

Édipo ao pé da letra: Fragmentos de tragédia e psicanálise

Uma releitura original da tragédia de Sófocles. Esse livro enfatiza sobretudo a maldição que o herói herda dos pais, salientando mais sua posição de objeto que a de sujeito: um Édipo visto pelo avesso, pelo que veio antes dele e pelo que o esperava.

Tayara B. Tomio Publicado em 21/08/2020

Uma releitura original da tragédia de Sófocles. Esse livro enfatiza sobretudo a maldição que o herói herda dos pais, salientando mais sua posição de objeto que a de sujeito: um Édipo visto pelo avesso, pelo que veio antes dele e pelo que o esperava. Psicanalista e dramaturgo, com diversas obras publicadas, Antonio Quinet oferece uma contribuição nova, em que retoma as linhas mestras do pensamento de Freud e Lacan sobre o complexo de Édipo, explica de forma didática conceitos menos conhecidos (como o de lalíngua e o da letra enquanto sintoma) e comenta o Édipo rei, descrevendo e analisando os elementos e termos da tragédia grega que interessam à psicanálise.

Vamos participar dos Grupos de Estudos?
A ideia é oferecer um espaço de troca e produção de saber para iniciantes na prática clínica psicanalítica.

CONHEÇA OS GRUPOS DE ESTUDOS

VER GRUPOS DISPONÍVEIS
Veja mais

Freud: uma vida para o nosso tempo

Este livro é uma viagem pelo mundo de Sigmund Freud: a família, as relações, a cidade onde viveu, a formação, as dificuldades profissionais, inovações teóricas, os casos clínicos, a vida extraordinariamente produtiva e o contexto social e histórico em que ela foi vivida.

Publicado em 03/07/2020

Semiótica psicanalítica: clínica da cultura

A interlocução da Semiótica com a Psicanálise abre uma perspectiva de captação dos signos para além da percepção consciente, visando suas motivações inconscientes, quando o novo e inesperado aparece para iluminar o real. Na condição mortal e sexuada do ser humano, nos confins do narcisismo, o falante perde e almeja a capacidade de saber sobre si, determinado pelo Outro, guardião do código e representante da cultura. Estes artigos aquilatam o capital intelectual daqueles que têm sido fiéis a uma indagação em progresso, sem promessas de acabamento.

Publicado em 29/07/2020