Muitas vezes recebo mensagens com a dúvida “Onde posso me formar psicanalista?”. Muitos de vocês sabem a resposta a esta pergunta, mas parecem não suportá-la. Então pulam de profissional em profissional atrás de alguém que diga: faça o curso X e torne-se analista em dois anos. “Analista se forma no divã”. O que afinal quer dizer essa frase? Freud falava sobre uma posição de neutralidade do analista. Que deveríamos abrir mão do nosso ser para ocupar a função na transferência com ética. Lacan avança e complementa afirmando que só poderá ocupar essa função quem já passou pela própria análise.
Eu entendo que saber analisar é "saber não saber", e isso é completamente diferente de outros saberes que se aplicam em outros trabalhos. Só para dar um exemplo: ao final de uma análise o analisando descarta seu analista, será que você estará pronto para suportar essa transferência?
Lacan diz “Ninguém jamais esquece aquilo que aprendeu na transferência”. Neste sentido, coloca que o ensino é produzido dentro do contexto da experiência analítica, já que é na análise que se tem acesso ao inconsciente.
É no final da análise que se produz um analista, na medida em que pode emergir o desejo de analista, que é o vetor de toda análise. É também, a partir dela, que o futuro analista consegue ter uma referência para sua prática clínica e a partir daí estabelecer seu próprio estilo.
Formação do analista - Análise pessoal
É no final da análise que se produz um analista, na medida em que pode emergir o desejo de analista, que é o vetor de toda análise.

Compartilhe
Vamos participar dos Grupos de Estudos?
A ideia é oferecer um espaço de troca e produção de saber para iniciantes na prática clínica psicanalítica.CONHEÇA OS GRUPOS DE ESTUDOS
VER GRUPOS DISPONÍVEISVeja mais
O desejo na análise
Engraçado né … fala-se tanto em desejo, mas ao olhar para a prática parece que ao menos no inicio, é muito mais o nosso desejo (enquanto analistas) que está em jogo.
Publicado em 04/08/2020
Sobre um caminho mais gentil
Hoje, durante minha análise, ressurgiu um assunto do qual eu me queixava há alguns anos e que havia desaparecido. Antigamente eu reclamava daquilo que considerava falta de ética ou de profissionalismo de outros profissionais e que por conta disso eles “manchavam” o oficio.
Publicado em 20/06/2021