Clínica Psicanalítica

Formação do analista - Análise pessoal

É no final da análise que se produz um analista, na medida em que pode emergir o desejo de analista, que é o vetor de toda análise.

Tayara B. Tomio Publicado em 02/07/2020

Muitas vezes recebo mensagens com a dúvida “Onde posso me formar psicanalista?”. Muitos de vocês sabem a resposta a esta pergunta, mas parecem não suportá-la. Então pulam de profissional em profissional atrás de alguém que diga: faça o curso X e torne-se analista em dois anos. “Analista se forma no divã”. O que afinal quer dizer essa frase? Freud falava sobre uma posição de neutralidade do analista. Que deveríamos abrir mão do nosso ser para ocupar a função na transferência com ética. Lacan avança e complementa afirmando que só poderá ocupar essa função quem já passou pela própria análise.

Eu entendo que saber analisar é "saber não saber", e isso é completamente diferente de outros saberes que se aplicam em outros trabalhos. Só para dar um exemplo: ao final de uma análise o analisando descarta seu analista, será que você estará pronto para suportar essa transferência?

Lacan diz “Ninguém jamais esquece aquilo que aprendeu na transferência”. Neste sentido, coloca que o ensino é produzido dentro do contexto da experiência analítica, já que é na análise que se tem acesso ao inconsciente.

É no final da análise que se produz um analista, na medida em que pode emergir o desejo de analista, que é o vetor de toda análise. É também, a partir dela, que o futuro analista consegue ter uma referência para sua prática clínica e a partir daí estabelecer seu próprio estilo.

Vamos participar dos Grupos de Estudos?
A ideia é oferecer um espaço de troca e produção de saber para iniciantes na prática clínica psicanalítica.

CONHEÇA OS GRUPOS DE ESTUDOS

VER GRUPOS DISPONÍVEIS
Veja mais

Psicanalistas: o que são? Do que vivem? Como se alimentam?

Parece existir todo um folclore em torno da figura da analista. Me imagino em um safári ... “A sua esquerda vocês podem observar o analista, um animal um tanto quanto raro, não sorri, não fala, emite poucos ruídos. Normalmente encontra-se sentado em sua poltrona de couro com suas vestimentas discretas. Seu habitat não revela nada de sua identidade.” E aí? Reconheceram?

Publicado em 03/02/2021

Os quatro tempos de uma análise

Estava conversando com uma pessoa sobre a passagem de analisando para analista e acho que vale trazer aqui os quatro tempos de uma análise!

Publicado em 09/06/2020