Clínica Psicanalítica

Formação do analista - Estudo teórico

O terceiro pilar para a formação do analista talvez pareça “ok, vou ler as obras de Freud e Lacan e pronto.” Mas vamos reconhecer que estudar psicanálise não é tarefa fácil.

Tayara B. Tomio Publicado em 05/07/2020

Ahhh os estudos! O terceiro pilar para a formação do analista talvez pareça “ok, vou ler as obras de Freud e Lacan e pronto.” Mas vamos reconhecer que estudar psicanálise não é tarefa fácil (ainda mais quando este percurso é solitário). Também é importante lembrar que ler é diferente de estudar (mas vamos deixar isso para outro post).

Então aqui cabe fazer uma pós graduação? Afinal, existe um número assustador de instituições oferecendo cursos com a garantia de uma prática clínica aos que se matriculam. Veja, não é que esteja errado, já que é uma boa forma de “organizar” os estudos, o problema é tomar isso como uma garantia, um diploma de psicanalista (coisa que nunca existiu).

A transmissão da psicanálise acontece nas instituições e escolas de formação. É imprescindível que o percurso teórico passe pelos seminários, grupos de estudo e cartel. E esteja advertido que esta formação é constante.

O fato da formação psicanalítica ser diferente de uma formação acadêmica ocorre pois a psicanálise direciona ao saber inconsciente - saber este que não se aprende, mas se experimenta.

Vamos participar dos Grupos de Estudos?
A ideia é oferecer um espaço de troca e produção de saber para iniciantes na prática clínica psicanalítica.

CONHEÇA OS GRUPOS DE ESTUDOS

VER GRUPOS DISPONÍVEIS
Veja mais

Psicanalistas: o que são? Do que vivem? Como se alimentam?

Parece existir todo um folclore em torno da figura da analista. Me imagino em um safári ... “A sua esquerda vocês podem observar o analista, um animal um tanto quanto raro, não sorri, não fala, emite poucos ruídos. Normalmente encontra-se sentado em sua poltrona de couro com suas vestimentas discretas. Seu habitat não revela nada de sua identidade.” E aí? Reconheceram?

Publicado em 03/02/2021

Vou começar a atender. E agora?

Ontem, uma pessoa que eu sigo aqui no Instagram, escreveu um post falando sobre o início da clínica. Essa pessoa vai começar a atender e pediu que as pessoas compartilhassem suas experiências sobre este começo. Eu achei muito bacana e resolvi trazer para cá o que eu compartilhei com ele!

Publicado em 18/06/2020