Clínica Psicanalítica

Formação do analista - Estudo teórico

O terceiro pilar para a formação do analista talvez pareça “ok, vou ler as obras de Freud e Lacan e pronto.” Mas vamos reconhecer que estudar psicanálise não é tarefa fácil.

Tayara B. Tomio Publicado em 05/07/2020

Ahhh os estudos! O terceiro pilar para a formação do analista talvez pareça “ok, vou ler as obras de Freud e Lacan e pronto.” Mas vamos reconhecer que estudar psicanálise não é tarefa fácil (ainda mais quando este percurso é solitário). Também é importante lembrar que ler é diferente de estudar (mas vamos deixar isso para outro post).

Então aqui cabe fazer uma pós graduação? Afinal, existe um número assustador de instituições oferecendo cursos com a garantia de uma prática clínica aos que se matriculam. Veja, não é que esteja errado, já que é uma boa forma de “organizar” os estudos, o problema é tomar isso como uma garantia, um diploma de psicanalista (coisa que nunca existiu).

A transmissão da psicanálise acontece nas instituições e escolas de formação. É imprescindível que o percurso teórico passe pelos seminários, grupos de estudo e cartel. E esteja advertido que esta formação é constante.

O fato da formação psicanalítica ser diferente de uma formação acadêmica ocorre pois a psicanálise direciona ao saber inconsciente - saber este que não se aprende, mas se experimenta.

Vamos participar dos Grupos de Estudos?
A ideia é oferecer um espaço de troca e produção de saber para iniciantes na prática clínica psicanalítica.

CONHEÇA OS GRUPOS DE ESTUDOS

VER GRUPOS DISPONÍVEIS
Veja mais

Sobre a análise estar funcionando

Eu não cheguei a minha análise com um check list de coisas que queria alcançar ou me livrar. Até mesmo isso foi algo que ao longo dos anos sofreu mudanças. Eu já havia passado por alguns processos terapêuticos na adolescência, mas quando cheguei na minha analista em SP, eu estava com dificuldades em um relacionamento e com as mudanças para SP.

Publicado em 16/02/2021

Sobre suportar escutar o sofrimento

“Como você aguenta escutar histórias tristes o dia todo?” Talvez porque essa não seja a forma como eu escuto as histórias. Não estou dizendo que não sejam histórias que comovem, mas com o passar dos anos na clínica não me parece que seja isso que está em jogo (e já peço desculpas, pois acho que será difícil me explicar).

Publicado em 01/12/2020