Meu ensino agrupa três conferências - de cerca de uma hora cada - inéditas em livro, pronunciadas entre 1967 e início de 1968, logo após o sucesso inesperado dos Escritos. A partir daí, Lacan é convidado para dar palestras em muitos lugares e para plateias diversas onde fala sobre quem é e o que faz, tratando também de temas como inconsciente, Outro, linguagem, desejo, perda. Conferências: "Lugar, origem e fim do meu ensino", no asilo Vinatier, em Lyon, a conferência é seguida por um diálogo com o filósofo Henri Maldiney; "Meu ensino, sua natureza e seus fins", em Bordeaux, para residentes de psiquiatria; "Então, vocês terão escutado Lacan", na Faculdade de Medicina de Estrasburgo; Textos inéditos em livro e estabelecidos por Jacques-Alain Miller.
Meu ensino
Meu ensino agrupa três conferências - de cerca de uma hora cada - inéditas em livro, pronunciadas entre 1967 e início de 1968, logo após o sucesso inesperado dos Escritos.


Vamos participar dos Grupos de Estudos?
A ideia é oferecer um espaço de troca e produção de saber para iniciantes na prática clínica psicanalítica.CONHEÇA OS GRUPOS DE ESTUDOS
VER GRUPOS DISPONÍVEISVeja mais
Real Simbólico e Imaginário: no ensino de Lacan
O interesse de Lacan em teorizar o papel dos registros do Real, do Simbólico e do Imaginário na constituição do sujeito data de muito cedo no seu ensino. Ao longo dos anos, esses conceitos foram objeto de sucessivas elaborações teóricas até sua derradeira formalização, com o recurso do nó borromeano.
Lacan ainda: testemunho de uma análise
Neste livro, a escritora e psicanalista Betty Milan focaliza a forma revolucionária de Jacques Lacan trabalhar ―que subverteu a psicanálise, devolvendo a ela a virulência de seus primórdios ― e oferece um testemunho íntimo e raro da análise que fez com o Doutor, entre os anos de 1973 e 1978.