Clínica Psicanalítica

A mulher não existe

A mulher não existe. Frase famosa de Lacan que sempre gera polêmica. Mas acredito que isso aconteça porque dizer ela assim, solta, não aponta ao que ele estava se referindo.

Tayara B. Tomio Publicado em 01/06/2020

A mulher não existe.

Frase famosa de Lacan que sempre gera polêmica. Mas acredito que isso aconteça porque dizer ela assim, solta, não aponta ao que ele estava se referindo. Então vamos lá: quando ele diz “A mulher não existe.” esse A é maiúsculo, vem no sentido de uma ideia que abrangesse todas as variabilidades do sujeito feminino.

Então ele diz que não existe A mulher, mas sim muitas mulheres e que é preciso falar delas uma a uma. Isso é muito bom, pois também fica a lição de que não existe O objeto, A completude. E quando a plenitude não existe isso é um alivio, pois não precisamos ser TUDO, podemos nos reinventar, podemos desejar, podemos ser contraditórios.

Vamos participar dos Grupos de Estudos?
A ideia é oferecer um espaço de troca e produção de saber para iniciantes na prática clínica psicanalítica.

CONHEÇA OS GRUPOS DE ESTUDOS

VER GRUPOS DISPONÍVEIS
Veja mais

Sobre a experiência do espelho

Trecho retirado do livro Real, Simbólico e Imaginário do Marcus do Rio Teixeira: “Laznik lembra que não se trata de uma simples experiência da criança diante do espelho. “De fato, o espelho seria o olhar da mãe, não apenas a experiência do espelho [...]”. E não poderia ser de outra forma, caso contrário, o Estádio do Espelho não se daria em crianças cegas de nascença.

Publicado em 28/10/2020

Sobre a pressa nas entrevistas preliminares

Esses dias estava assistindo uma live com duas pessoas que gosto muito e eles falavam sobre a pressa dos analistas que estavam começando, e que muitas vezes pareciam não dar importância as entrevistas preliminares.

Publicado em 05/12/2020