Como termina uma análise? Quase um século depois das primeiras descobertas de Freud, a incerteza teórica ainda paira sobre esta questão. As análises terminam com sucessos terapêuticos mais ou menos relativos. No entanto, a compilação dos resultados nada explica e fica esta embaraçosa imprecisão sobre as razões do término. Mostrando a continuidade que existe de Freud a Lacan, o autor tenta resgatar aquilo que em uma análise pode se destacar do que vai continuar indefinido.
O desenlace de uma análise
Como termina uma análise? Quase um século depois das primeiras descobertas de Freud, a incerteza teórica ainda paira sobre esta questão.


Compartilhe
Vamos participar dos Grupos de Estudos?
A ideia é oferecer um espaço de troca e produção de saber para iniciantes na prática clínica psicanalítica.CONHEÇA OS GRUPOS DE ESTUDOS
VER GRUPOS DISPONÍVEISVeja mais
O inferno do dever
Descobrindo os labirintos do que chama de "neurose de coerção", fascinado pela complexidade dos processos de pensamento que ela põe em jogo, Freud rende homenagem à inteligência de seus dois pacientes, aos quais a psicanálise deve tanto, o Homem dos ratos e o Homem dos lobos.
Publicado em 13/08/2020
A loucura nossa de cada dia
Nessas páginas você vai encontrar através do estilo bem humorado e às vezes irônico do psicanalista Guilherme Facci, reflexões sobre as nossas grandes questões humanas e angústias a partir de sua escuta na clínica psicanalítica.
Publicado em 20/09/2021