Como termina uma análise? Quase um século depois das primeiras descobertas de Freud, a incerteza teórica ainda paira sobre esta questão. As análises terminam com sucessos terapêuticos mais ou menos relativos. No entanto, a compilação dos resultados nada explica e fica esta embaraçosa imprecisão sobre as razões do término. Mostrando a continuidade que existe de Freud a Lacan, o autor tenta resgatar aquilo que em uma análise pode se destacar do que vai continuar indefinido.
O desenlace de uma análise
Como termina uma análise? Quase um século depois das primeiras descobertas de Freud, a incerteza teórica ainda paira sobre esta questão.
Tayara B. Tomio
Publicado em 12/07/2021

Vamos participar dos Grupos de Estudos?
A ideia é oferecer um espaço de troca e produção de saber para iniciantes na prática clínica psicanalítica.CONHEÇA OS GRUPOS DE ESTUDOS
VER GRUPOS DISPONÍVEISVeja mais
Psicopatologia lacaniana
Este primeiro volume de Psicopatologia lacaniana, dedicado à semiologia, nasceu da constatação de que a literatura clínica disponível em língua portuguesa assume uma perspectiva predominantemente descritivista na abordagem dos fenômenos mentais.
Introdução clínica à psicanálise lacaniana
A teoria e a obra de Jacques Lacan - o mais profundo pensador psicanalítico desde Freud e com enorme influência em diversos campos - muitas vezes parece opaca justo para aqueles a quem ele mais visava alcançar. É a esses leitores que Bruce Fink se dirige, com seu relato claro e prático da original abordagem de Lacan à análise.