Geralmente me fazem essa pergunta “Por qual livro devo começar a estudar? Qual a ordem dos textos para estudo?”. Acho que eu sempre desaponto as pessoas quando digo para começarem por aquilo que tiverem vontade.
Estamos sempre buscando o caminho, aquilo que seja certo, aquela fórmula especial e aqui realmente não tem disso. Você pode começar por onde quiser. Pode ler Freud em ordem cronológica, ou pelo texto que mais chamar a atenção. Pode começar por escritores que falaram de Freud, de Lacan … enfim, cada um precisa fazer seu caminho.
Isso também me faz pensar que talvez seja por isso que tantos buscam as pós graduações em psicanálise, pois de certo modo é uma forma de organizar o estudo: com disciplinas e referências bibliográficas. Está tudo bem ir por esse caminho, mas não se engane … para se formar analista você ainda vai precisar passar pelo divã. Vocês fogem da análise como diabo foge da cruz e ficam buscando garantias e títulos nos cursos.
Bom, mas voltando aos estudos … só estudem, leiam! Talvez a gente devesse ter feito isso desde criança: buscar aquilo que nos interessa, para além do que é ensinado na escola! Foram tantos anos com alguém dizendo o que devemos ler e estudar, que agora que temos uma chance, nos sentimos perdidos!
Por qual livro começo a estudar?
“Por qual livro devo começar a estudar? Qual a ordem dos textos para estudo?”.

Compartilhe
Vamos participar dos Grupos de Estudos?
A ideia é oferecer um espaço de troca e produção de saber para iniciantes na prática clínica psicanalítica.CONHEÇA OS GRUPOS DE ESTUDOS
VER GRUPOS DISPONÍVEISVeja mais
Para que serve a psicanálise?
E se a gente pensar que uma das possíveis respostas seja “para que se aprenda a escutar”. Porque é isso … nos enganamos. Acreditamos que estamos nos escutando, mas no fundo somos surdos, alienados ao nosso próprio discurso.
Publicado em 20/10/2020
Os quatro tempos de uma análise
Estava conversando com uma pessoa sobre a passagem de analisando para analista e acho que vale trazer aqui os quatro tempos de uma análise!
Publicado em 09/06/2020