Clínica Psicanalítica

Por qual livro começo a estudar?

“Por qual livro devo começar a estudar? Qual a ordem dos textos para estudo?”.

Tayara B. Tomio Publicado em 28/06/2020

Geralmente me fazem essa pergunta “Por qual livro devo começar a estudar? Qual a ordem dos textos para estudo?”. Acho que eu sempre desaponto as pessoas quando digo para começarem por aquilo que tiverem vontade.

Estamos sempre buscando o caminho, aquilo que seja certo, aquela fórmula especial e aqui realmente não tem disso. Você pode começar por onde quiser. Pode ler Freud em ordem cronológica, ou pelo texto que mais chamar a atenção. Pode começar por escritores que falaram de Freud, de Lacan … enfim, cada um precisa fazer seu caminho.

Isso também me faz pensar que talvez seja por isso que tantos buscam as pós graduações em psicanálise, pois de certo modo é uma forma de organizar o estudo: com disciplinas e referências bibliográficas. Está tudo bem ir por esse caminho, mas não se engane … para se formar analista você ainda vai precisar passar pelo divã. Vocês fogem da análise como diabo foge da cruz e ficam buscando garantias e títulos nos cursos.

Bom, mas voltando aos estudos … só estudem, leiam! Talvez a gente devesse ter feito isso desde criança: buscar aquilo que nos interessa, para além do que é ensinado na escola! Foram tantos anos com alguém dizendo o que devemos ler e estudar, que agora que temos uma chance, nos sentimos perdidos!

Vamos participar dos Grupos de Estudos?
A ideia é oferecer um espaço de troca e produção de saber para iniciantes na prática clínica psicanalítica.

CONHEÇA OS GRUPOS DE ESTUDOS

VER GRUPOS DISPONÍVEIS
Veja mais

Vou começar a atender. E agora?

Ontem, uma pessoa que eu sigo aqui no Instagram, escreveu um post falando sobre o início da clínica. Essa pessoa vai começar a atender e pediu que as pessoas compartilhassem suas experiências sobre este começo. Eu achei muito bacana e resolvi trazer para cá o que eu compartilhei com ele!

Publicado em 18/06/2020

Psicanalistas: o que são? Do que vivem? Como se alimentam?

Parece existir todo um folclore em torno da figura da analista. Me imagino em um safári ... “A sua esquerda vocês podem observar o analista, um animal um tanto quanto raro, não sorri, não fala, emite poucos ruídos. Normalmente encontra-se sentado em sua poltrona de couro com suas vestimentas discretas. Seu habitat não revela nada de sua identidade.” E aí? Reconheceram?

Publicado em 03/02/2021