Geralmente me fazem essa pergunta “Por qual livro devo começar a estudar? Qual a ordem dos textos para estudo?”. Acho que eu sempre desaponto as pessoas quando digo para começarem por aquilo que tiverem vontade.
Estamos sempre buscando o caminho, aquilo que seja certo, aquela fórmula especial e aqui realmente não tem disso. Você pode começar por onde quiser. Pode ler Freud em ordem cronológica, ou pelo texto que mais chamar a atenção. Pode começar por escritores que falaram de Freud, de Lacan … enfim, cada um precisa fazer seu caminho.
Isso também me faz pensar que talvez seja por isso que tantos buscam as pós graduações em psicanálise, pois de certo modo é uma forma de organizar o estudo: com disciplinas e referências bibliográficas. Está tudo bem ir por esse caminho, mas não se engane … para se formar analista você ainda vai precisar passar pelo divã. Vocês fogem da análise como diabo foge da cruz e ficam buscando garantias e títulos nos cursos.
Bom, mas voltando aos estudos … só estudem, leiam! Talvez a gente devesse ter feito isso desde criança: buscar aquilo que nos interessa, para além do que é ensinado na escola! Foram tantos anos com alguém dizendo o que devemos ler e estudar, que agora que temos uma chance, nos sentimos perdidos!
Por qual livro começo a estudar?
“Por qual livro devo começar a estudar? Qual a ordem dos textos para estudo?”.
Tayara B. Tomio
Publicado em 28/06/2020
Compartilhe
Vamos participar dos Grupos de Estudos?
A ideia é oferecer um espaço de troca e produção de saber para iniciantes na prática clínica psicanalítica.CONHEÇA OS GRUPOS DE ESTUDOS
VER GRUPOS DISPONÍVEISVeja mais
Sobre a análise com melhor custo-benefício
Normalmente o ser humano busca sempre o melhor dos mundos, ou ainda quer algo sem ter que perder nada. Por exemplo, ele quer comprar um produto que custa além do que pode pagar e chora por um desconto. Quer um relacionamento incrível sem ter que fazer grande esforço ou abrir mão de algo.
Publicado em 26/12/2020
Sobre a pressa nas entrevistas preliminares
Esses dias estava assistindo uma live com duas pessoas que gosto muito e eles falavam sobre a pressa dos analistas que estavam começando, e que muitas vezes pareciam não dar importância as entrevistas preliminares.
Publicado em 05/12/2020