Para esta pergunta Freud dizia “caminhe”. O trajeto só se faz quando caminhamos. Você anda rápido? Devagar? Passos curtos ou longos?
Eu entendo que queremos essa resposta, uma previsão, pelo menos ter uma ideia de quanto tempo terei que ver o analista. Só que para a psicanálise não é assim que funciona.
Aqui já é o primeiro de muitos momentos que teremos que lidar com o não-saber. Para a grande maioria de nós isso é angustiante!
O que eu posso dizer? Caminhe ... desfrute o trajeto.
Quanto tempo vai durar minha análise?
Para esta pergunta Freud dizia “caminhe”. O trajeto só se faz quando caminhamos. Você anda rápido? Devagar? Passos curtos ou longos?
Tayara B. Tomio
Publicado em 24/05/2020
Vamos participar dos Grupos de Estudos?
A ideia é oferecer um espaço de troca e produção de saber para iniciantes na prática clínica psicanalítica.CONHEÇA OS GRUPOS DE ESTUDOS
VER GRUPOS DISPONÍVEISVeja mais
Sobre suportar escutar o sofrimento
“Como você aguenta escutar histórias tristes o dia todo?” Talvez porque essa não seja a forma como eu escuto as histórias. Não estou dizendo que não sejam histórias que comovem, mas com o passar dos anos na clínica não me parece que seja isso que está em jogo (e já peço desculpas, pois acho que será difícil me explicar).
Foi sem querer querendo
“Foi sem querer querendo”, “falei de brincadeira” ou ainda “é mentirinha”, pode ser a maneira de uma verdade ser anunciada. Freud já dizia em “Os chistes e sua relação com o inconsciente” que brincando pode se dizer tudo, até a verdade.