Cotidiano

Sobre a cultura do cancelamento

É incrível como a gente não está conseguindo lidar com o diferente. Parece meio contraditório pensar que o mundo está caminhando, o tempo passando e o ser humano está cada vez mais intolerante.

Tayara B. Tomio Publicado em 30/05/2020

É incrível como a gente não está conseguindo lidar com o diferente. Parece meio contraditório pensar que o mundo está caminhando, o tempo passando e o ser humano está cada vez mais intolerante. Apesar do politicamente correto dizer “viva as diferenças”. Todo dia alguém é “cancelado” ou linchado virtualmente. Não são pessoas dizendo para outras pessoas “não concordo com você, acho que você errou”, são pessoas dizendo “espero que você morra, que você sofra, que perca seu dinheiro, etc etc etc”. 

O que nos faz apontar o erro do outro? Não seria aquilo que reconheço em mim? Isso que eu vejo no outro que me parece tão insuportável, não seria aquilo que eu vejo em mim e que passei anos reprimindo, forçando a empurrar para debaixo do tapete?

E mesmo quando apenas dizemos “você está errado”, o que queremos com isso? Abrir um diálogo e ouvir o outro ou apenas apontar e sair correndo. O ser humano é tão complexo, com tantas nuances, o que nos faz reduzir as pessoas aos erros cometidos?

Vamos participar dos Grupos de Estudos?
A ideia é oferecer um espaço de troca e produção de saber para iniciantes na prática clínica psicanalítica.

CONHEÇA OS GRUPOS DE ESTUDOS

VER GRUPOS DISPONÍVEIS
Veja mais

Sobre o tal equilíbrio emocional

Por inúmeras vezes buscamos o tal do equilíbrio anestésico, onde não queremos sentir nada, não nos permitimos sentir nada. Mas será que é um problema mesmo?

Publicado em 09/07/2020

Sobre as regras que a gente cria

Esses dias eu vi um post por aqui que me fez pensar algumas coisas. Estavam tirando sarro da geração dos anos 90 que nunca usou os adesivos que vinham no caderno. Admito que era dessa turma: ficava aguardando o momento certo, a página especial ... no fim nunca chegou e por esses dias vi cadernos antigos com adesivos intactos.

Publicado em 23/08/2020