Já tem uns dias que estou exausta com tantos afazeres e acabei abrindo mão de algumas coisas porque simplesmente não conseguia mais.
O cansaço e a distração me fizeram cometer alguns erros e como todo ser humano em um primeiro momento eu fiquei “ahh poxa, que droga ... não podia ter errado nisso ou naquilo.” Mas a verdade é que tudo isso faz parte do processo.
Os erros também nos ensinam lições importantes, e saber lidar com a frustração temporária que ele traz faz parte do jogo! As vezes a gente se depara com pessoas de sucesso e simplesmente prefere esquecer (porque ficamos só na parte boa) que eles também erram.
Importante lembrar que quando o erro não se refere a repetição de um gozo sintomático, ele faz parte das nossas vidas, de algum modo significa que estamos em movimento! Como você tem olhado para seus erros?
Sobre os erros
Os erros também nos ensinam lições importantes, e saber lidar com a frustração temporária que ele traz faz parte do jogo!

Vamos participar dos Grupos de Estudos?
A ideia é oferecer um espaço de troca e produção de saber para iniciantes na prática clínica psicanalítica.CONHEÇA OS GRUPOS DE ESTUDOS
VER GRUPOS DISPONÍVEISVeja mais
Sobre a banalidade do mal
A banalidade do mal tem a ver com a paixão pela instrumentalidade. O mal se torna banal quando as condições de pensamento se esvaziam e as pessoas deixam de se comprometer com sua capacidade de julgamento, e o sujeito pode perder “alegremente” no meio da massa o seu compromisso ético. O sentimento de pertencimento ao coletivo é o sentimento de não ter que se responsabilizar pelo próprios atos, e surge então a paixão de se dissolver completamente.
Sobre o nosso aprendizado
Por esses dias estava lendo um texto para um grupo de estudo que participo. Estamos discutindo a constituição psíquica e o texto era sobre real, simbólico e imaginário. Esse material é resultado de um seminário que aconteceu em minha cidade há mais de um ano e do qual eu participei. Foram quatro dias de muito aprendizado, mas também recordo que conforme o palestrante avançava, para mim, ficava difícil acompanhar.