O que é o complexo de Édipo? A partir de sua vasta experiência como palestrante e clínico, J.-D. Nasio analisa separadamente o desenvolvimento do conceito mais crucial da psicanálise no menino e na menina. Sempre claro e objetivo em suas exposições, avalia a presença do Édipo na raiz das neuroses ordinárias e mórbidas do homem e da mulher, e sintetiza os principais tópicos relativos ao tema - como a castração, a figura do Falo e o papel exercido pelo pai nesse processo. Ao longo do livro, seções curtas com esquemas e quadros comparativos. E ainda: um apanhado de citações-chave de Freud e Lacan sobre o Édipo.

Vamos participar dos Grupos de Estudos?
A ideia é oferecer um espaço de troca e produção de saber para iniciantes na prática clínica psicanalítica.CONHEÇA OS GRUPOS DE ESTUDOS
VER GRUPOS DISPONÍVEISVeja mais
O Umbigo do Sonho..... e o Nosso
A transmissão escrita beneficia-se da clareza, um dos marcos do estilo de Dulce - limpo e claro que também se define por seu jeito de crônica, porque são artigos enxutos, onde a autora vale-se de acontecimentos cotidianos para introduzir a teoria de modo rigoroso e vivo, de um rigor que, como ela brinca, não seja rigor mortis. Utiliza também, na receita de sua escrita, se uma houvesse, pitadas de humor que quebram o ritmo fazendo rir o leitor mesmo se o assunto é sério, driblando uma possível resistência.
A descoberta do inconsciente: do desejo ao sintoma
O verdadeiro capital para o sujeito, a expressão de sua singularidade e de seus nadas, é visitado por Antonio Quinet, que introduz o leitor na hipótese do inconsciente através da explicitação dos conceitos e matemas da psicanálise, fundamentados com diversos exemplos extraídos de sua própria clínica.
Tayara B. Tomio