Clínica Psicanalítica

A psicanálise é sobre o passado?

Muita gente deve achar que a psicanálise (lacaniana) está muito focada na infância, nos acontecimentos do passado, etc. Deve-se isso ao fato de ser comum existirem perguntas sobre esse período da vida. Como era na infância? Isso acontece desde a infância? Como eram seus pais? E por aí vai. Então a psicanálise aponta para o passado?

Tayara B. Tomio Publicado em 27/07/2020

Muita gente deve achar que a psicanálise (lacaniana) está muito focada na infância, nos acontecimentos do passado, etc. Deve-se isso ao fato de ser comum existirem perguntas sobre esse período da vida. Como era na infância? Isso acontece desde a infância? Como eram seus pais? E por aí vai. Então a psicanálise aponta para o passado? Não … até mesmo porque não é possível alterar o que aconteceu.

O analista lacaniano aponta sempre para o Real do seu analisando, para o indizível. O que acontece é que nos interessa as primeiras nomeações desse sujeito (que aconteceram na infância). É preciso voltar ao passado para escutar do analisando e este se escutar sobre os primeiros significantes.

Então na clínica, diante daquilo que ainda não pode ser dito, a nossa intervenção não pode ser de acolher, de entender, de apaziguar. É preciso aguardar o tempo de cada analisando para que ele possa se arriscar, e aí sim começar a nomear.

Bom, e aí quando é possível dar nome (nomear, criar) algo incrível acontece! Esse novo significante entra na cadeia de significantes do analisando, modificando-a.

Vamos participar dos Grupos de Estudos?
A ideia é oferecer um espaço de troca e produção de saber para iniciantes na prática clínica psicanalítica.

CONHEÇA OS GRUPOS DE ESTUDOS

VER GRUPOS DISPONÍVEIS
Veja mais

Os quatro tempos de uma análise

Estava conversando com uma pessoa sobre a passagem de analisando para analista e acho que vale trazer aqui os quatro tempos de uma análise!

Publicado em 09/06/2020

Para quem só sabe usar martelo, todo problema é um prego

Se vocês não forem até o fim com a análise de vocês, irão permanecer como um martelo ... e aí tudo será prego.

Publicado em 30/06/2020