Clínica Psicanalítica

A psicanálise é sobre o passado?

Muita gente deve achar que a psicanálise (lacaniana) está muito focada na infância, nos acontecimentos do passado, etc. Deve-se isso ao fato de ser comum existirem perguntas sobre esse período da vida. Como era na infância? Isso acontece desde a infância? Como eram seus pais? E por aí vai. Então a psicanálise aponta para o passado?

Tayara B. Tomio Publicado em 27/07/2020

Muita gente deve achar que a psicanálise (lacaniana) está muito focada na infância, nos acontecimentos do passado, etc. Deve-se isso ao fato de ser comum existirem perguntas sobre esse período da vida. Como era na infância? Isso acontece desde a infância? Como eram seus pais? E por aí vai. Então a psicanálise aponta para o passado? Não … até mesmo porque não é possível alterar o que aconteceu.

O analista lacaniano aponta sempre para o Real do seu analisando, para o indizível. O que acontece é que nos interessa as primeiras nomeações desse sujeito (que aconteceram na infância). É preciso voltar ao passado para escutar do analisando e este se escutar sobre os primeiros significantes.

Então na clínica, diante daquilo que ainda não pode ser dito, a nossa intervenção não pode ser de acolher, de entender, de apaziguar. É preciso aguardar o tempo de cada analisando para que ele possa se arriscar, e aí sim começar a nomear.

Bom, e aí quando é possível dar nome (nomear, criar) algo incrível acontece! Esse novo significante entra na cadeia de significantes do analisando, modificando-a.

Vamos participar dos Grupos de Estudos?
A ideia é oferecer um espaço de troca e produção de saber para iniciantes na prática clínica psicanalítica.

CONHEÇA OS GRUPOS DE ESTUDOS

VER GRUPOS DISPONÍVEIS
Veja mais

Sobre o nosso ofício

Tenho pensado muito sobre a psicanálise, talvez esteja tentando me curar dela. Quanto mais análise pessoal, supervisões e estudos, mais eu me apaixono, e ao mesmo tempo entendo que é um ofício (não a única verdade, nem a solução, e muito menos uma religião).

Publicado em 03/10/2020

Vou começar a atender. E agora?

Ontem, uma pessoa que eu sigo aqui no Instagram, escreveu um post falando sobre o início da clínica. Essa pessoa vai começar a atender e pediu que as pessoas compartilhassem suas experiências sobre este começo. Eu achei muito bacana e resolvi trazer para cá o que eu compartilhei com ele!

Publicado em 18/06/2020