Fala-se muito do analista como sujeito SUPOSTO saber e da importância do analisando fazer esta transferência com o analista.
Neste post eu queria voltar duas casas nesse conceito, pra dessa forma tentar deixar mais claro.
Em um setting analítico quem sabe das coisas mesmo é o inconsciente do analisando (repare bem que eu eu não disse o analisando, mas seu inconsciente). Suas manifestações são o material de trabalho de um analista e por meio das intervenções ele devolve isso ao analisando.
Para muitos analisandos é a primeira vez que se deparam com este material. Assim, ele vê o analista como um representante de cada uma dessas manifestações. “Poxa, ele sabe algo do meu sintoma que eu não sei!”. O que está acontecendo na verdade, é que o inconsciente é rejeitado pelo analisando e projeto no analista (o analisando não reconhece as manifestações como suas). O analista por sua vez, deve concordar em ocupar este lugar do inconsciente, tornando-o presente na sessão!
Será que consegui explicar de uma forma mais clara?
Sujeito suposto saber
Fala-se muito do analista como sujeito SUPOSTO saber e da importância do analisando fazer esta transferência com o analista. Neste post eu queria voltar duas casas nesse conceito, pra dessa forma tentar deixar mais claro.

Vamos participar dos Grupos de Estudos?
A ideia é oferecer um espaço de troca e produção de saber para iniciantes na prática clínica psicanalítica.CONHEÇA OS GRUPOS DE ESTUDOS
VER GRUPOS DISPONÍVEISVeja mais
Formação do analista - Estudo teórico
O terceiro pilar para a formação do analista talvez pareça “ok, vou ler as obras de Freud e Lacan e pronto.” Mas vamos reconhecer que estudar psicanálise não é tarefa fácil.
Sobre suportar escutar o sofrimento
“Como você aguenta escutar histórias tristes o dia todo?” Talvez porque essa não seja a forma como eu escuto as histórias. Não estou dizendo que não sejam histórias que comovem, mas com o passar dos anos na clínica não me parece que seja isso que está em jogo (e já peço desculpas, pois acho que será difícil me explicar).